Programa de Monitoramento e Conservação da Flora
- BR-290/RS
- 31 de out.
- 1 min de leitura
O Programa de Monitoramento e Conservação da Flora faz parte da Gestão Ambiental das obras da rodovia, atuando para mitigar os impactos decorrentes da supressão da vegetação necessária à duplicação, consequente redução do material genético disponível na região, e da possibilidade de instalação de espécies exóticas com potencial invasor.
Para minimizar esses efeitos, são aplicados os Subprogramas de Resgate de Germoplasma, Resgate de Epífitas, Transplante de Espécimes Arbóreos, Monitoramento da Vegetação Bioindicadora e Controle de Espécies Invasoras. As equipes responsáveis realizam a coleta de material vegetal das áreas que precisam ser suprimidas e o reintroduzem em locais destinados à recuperação ambiental. Esse processo envolve o monitoramento de mudas e estacas (material vegetativo) empregadas na recomposição de áreas degradadas, bem como o acompanhamento de organismos epifíticos e árvores transplantadas. Além disso, são desenvolvidas ações de monitoramento da vegetação lindeira às obras (com características de serem bioindicadora) e também o monitoramento das espécies exóticas com potencial invasivo, visando o seu controle dentro da faixa de domínio.
Em junho, foram transplantadas mudas de Butiá, Corticeira-do-banhado, Figueira e Jerivá em pontos estratégicos dos lotes 3 e 4 da rodovia. Todas essas mudas haviam sido previamente resgatadas das áreas impactadas pelas obras. Paralelamente, são realizados monitoramentos mensais para avaliar a condição dessas áreas de plantio e a adaptação das espécies. No momento, além das mudas previamente citadas, estão sendo monitorados cerca de 50 organismos epifíticos manejados e mais de 100 espécimes arbóreos transplantados.
Confira os registros do último período!





























Comentários